quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comportamento: Síndrome da Mulher Encalhada


Você já ouviu falar da síndrome de Bridget Jones?

O termo faz referência ao filme  (muito legal) em que a protagonista, Bridget Jones, vivida por Renée Zellweger, tem como principal objetivo achar um marido. Um estudo publicado na revista More mostrou que mulheres de 20 e poucos anos acham, em média, que a idade ideal para se casar é 26 anos e que a data ideal para o nascimento do primeiro filho é um ano depois.

A pesquisa colocou em cheque a imagem de mulher contemporânea que coloca a carreira e vida social na frente do relacionamento e da família.

Ainda de acordo com o estudo, o casamento é visto como o principal compromisso pelas mulheres: 68% colocaram a união estável acima de ter um bebê ou comprar uma casa com o parceiro e 60% dizem que é essencial estar casada para ter filhos.

Tudo isso, li no site Terra.com

Mas será que é realmente assim? As mulheres contemporâneas parecem querer encontrar o equilíbrio em sua vida pessoal e profissional. E na sua vida, o casamento (ou qualquer forma de relação estável) é prioridade?

Eu tenho uma visão polêmica sobre o assunto porque acho ó-t-i-m-o ter meu dinheirinho para fazer minhas coisas sem ter que pedir nada pra ninguém, mas acho que esse papo de carreira de sucesso em primeiro lugar é explicação pífia de quem não conseguiu achar um amor firme o bastante para  juntar as escovinhas de dentes. De que adianta ser a chefona se toda sexta a coitada fica inventando coisas para fazer no escritório até mais tarde - e as vezes segurando as colegas que têm família e estão loucas pra chegarem em casa logo, porque quando chegar em seu apê, lindamente decorado, vai ter só a companhia de um cálice de vinho? Talvez um ficante esporádico divirta alguns dias, mas eu acredito mesmo que toda mulher quer um relacionamento estável, para construir uma história, rir e chorar junto...

Sou uma pessoa que acredita no amor e acho que casamentos que terminam não são relações que não deram certo, são apenas histórias com iníco-meio-fim.

Por outro lado, acho péssimo isso das pessoas chamarem de encalhada qualquer mulher na faixa dos 30 que não tem marido. A gente fica sozinha depois dessa idade bem mais que na faixa dos 20, é verdade, mas sabe porquê? Por que a mulher de 30 sabe o que quer! E fica difícil achar caras que preencham os requisitos. Então, com tudo isso, quis dizer que é mega importante encontrar um amor, mas a gente não aceita qualquer migalha, não!

E não precisa ter vergonha de assumir isso! Sim, porque hoje é demérito assumir que se está sozinha , mas em busca. Tem que fingir que está só porque quer assim! NINGUÉM quer estar só, mas aos 30 a gente sabe que  melhor só a mal acompanhada!

Esse ano completo nove anos de "relação". Namoramos, moramos juntos e só depois assinamos um papel. Não é fácil e muito menos feliz o tempo todo. Mas é bem bom!

Então, tudo bem, antes só a mal acompanhada, mesmo, mas ainda não acredito que alguém fique  sozinha porque quer. Quer tentar me convencer do contrário?



Nenhum comentário:

Postar um comentário